Em 2025, a Igreja Católica celebrará um dos eventos mais importantes de seu calendário, o Ano do Jubileu. Proclamado pelo Papa Francisco, o evento promete atrair milhões de fiéis de todas as partes do mundo para a Itália, especialmente para a cidade de Roma, que está em intensa preparação para receber um grande número de peregrinos.
Confira em nosso artigo, os detalhes desse evento tão importante para a igreja Católica e seu impacto no turismo do país.
O que é Jubileu?
O Jubileu, também chamado de Ano Santo, é uma celebração espiritual de grande relevância e tradição na Igreja, oferecendo aos fiéis a oportunidade de renovação espiritual e reconciliação, além de indulgência plenária — uma remissão completa dos pecados.
A tradição do Jubileu remonta à antiga prática judaica de celebrar um ano de descanso e libertação a cada 50 anos. Na Igreja Católica, o primeiro Ano Santo foi organizado para conceder indulgência plenária a todos os que visitassem as basílicas de São Pedro e São Paulo Fora dos Muros.
Durante o Jubileu, os fiéis são incentivados a buscar o sacramento da confissão, a participar da comunhão e a realizar obras de misericórdia. Os peregrinos também podem obter a indulgência visitando uma das principais basílicas em Roma ou outros locais designados pelo Papa, seguindo as práticas religiosas prescritas para alcançar a plena reconciliação espiritual.
A tradição do Jubileu e sua importância para a Igreja
Desde a instituição do primeiro Jubileu pelo Papa Bonifácio VIII, a celebração passou a ocorrer a cada 25 anos, permitindo que cada geração viva pelo menos um Ano Santo.
Além da abertura simbólica da Porta Santa na Basílica de São Pedro, um ritual que ocorre apenas durante o Jubileu e representa a entrada para uma nova vida em Cristo, a cidade de Roma deve sediar eventos culturais e sociais para enriquecer a experiência dos peregrinos. Exposições de arte sacra, concertos e conferências sobre a história e o significado do Jubileu são esperados para marcar o Ano Santo de 2025 com uma experiência imersiva e única.
Itália em obras?
Com a proximidade do Jubileu, Roma está passando por uma série de reformas em pontos turísticos e históricos para que possam atender o grande número de visitantes esperado. Basílicas e monumentos de importância espiritual e histórica, como a Basílica de São Pedro, estão sendo adaptados para as celebrações e para proporcionar uma experiência mais rica e segura aos peregrinos.
Algumas dessas obras, no entanto, causaram o fechamento temporário de áreas e atrativos turísticos da cidade, o que pode impactar a experiência de quem planeja visitar Roma nas próximas semanas.
Por isso, é recomendado que turistas que desejam explorar os pontos turísticos da Itália considerem adiar a viagem até que as obras estejam concluídas e os locais reabertos, de modo a aproveitar ao máximo o país sem limitações.
O Jubileu tem início em 24 Dezembro, com a Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Viva o Jubileu na Itália!
O Jubileu de 2025 é uma oportunidade única para fortalecer laços espirituais e pessoais, experimentando o espírito de fraternidade e união que ressoa pelo Ano Santo.
Se deseja participar dessa experiência transformadora, que tal aproveitar essa oportunidade para viajar à Itália? Ter a cidadania italiana pode facilitar muito o processo, eliminando burocracias de imigração e as longas filas nos aeroportos.
Com a cidadania italiana, você também terá acesso ao passaporte italiano, classificado como o mais poderosos do mundo, permitindo uma viagem mais ágil e livre para explorar não só a Itália, mas também outros países europeus.
Fale com a nossa equipe e de entrada hoje mesmo na sua cidadania Italiana!