Morar na Itália é o sonho de muitas pessoas, seja para trabalhar, estudar ou os dois. Isso porque é um país que oferece oportunidades e vantagens aos cidadãos, além de ser um lugar lindo com vários pontos turísticos. Porém, não da para ficar ilegal, não é? E aí surge uma nova pergunta: como se naturalizar italiano e se tornar um cidadão de fato?
Como se naturalizar italiano?
Caso você já tenha tido interesse de morar na Itália, deve ter pesquisado como obter a cidadania ou se naturalizar, porém para quem não está familiarizado com o assunto, pode parecer bem complicado e até mesmo vir aquela frase “isso aí é impossível”. Por isso, nesse artigo iremos apresentar jeitos de naturalizar italiano.
Antes de tudo, devemos entender uma coisa. Naturalizar, não te da a cidadania italiana.
Nato ou naturalizado?
Muitos de nossos clientes nos perguntam se há diferença entre ser um cidadão nato ou naturalizado e quais são essas diferenças. O status de italiano nato se da desde o nascimento, obtendo desde sempre os direitos políticos, sociais, econômicos da Itália. Já a naturalização, é uma espécie de permissão (rever essa palavra) para se tornar dessa nacionalidade mesmo não provendo de lá.
A naturalização é concedida pelo governo Italiano somente em alguns casos específicos e necessitam o cumprimento de alguns requisitos que veremos agora.
Como se naturalizar por casamento com italiano
O primeiro modo de naturalização que nos vem na cabeça, é a naturalização por casamento. Para que você possa adquirir ela, o requisito principal é ser casado no civil com um cidadão do país, mas não para por ai, você ainda tem alguns critérios estabelecidos pela lei da Itália que você deve cumprir. São eles:
- Tem que estar casado no civil (pelo menos 3 anos)
- Se o casal tiver filhos o tempo diminui pela metade
- Nível intermediário da língua italiana (certificado B1)
Como se naturalizar por tempo de residência
Quem mora na Itália legalmente por pelo menos 10 anos ininterruptos possui o direito de solicitar a cidadania italiana por tempo de moradia. Em algumas situações bem raras, esse tempo pode ser diminuído, mas leve em consideração esse tempo a princípio. O requerimento pode ser feito através de um formulário online onde deve ser apresentado os documentos necessários.
Além disso, alguns outros casos podem ser aceitos no tempo de residência.
- Refugiados;
- Apátridas – Pessoas que não possuem alguma nacionalidade por qualquer razão que seja;
- Servidores do Estado Italiano;
- Filhos maiores de 18 anos adotados por italianos.
Não perca tempo!
O processo de naturalização via matrimônio aparentemente é fácil, porém tem formulários e pedido de documentações que podem ser complexas, por isso não perca tempo e dinheiro enviando e refazendo os documentos para o consulado.
Conte com uma assessoria de qualidade. Conte com a Vicenza Cidadania para qualquer que seja seu caso.
Sabemos que reconhecer uma cidadania é um investimento pra vida, e por isso, temos como foco maior, nosso cliente.
Por isso, vamos listar aqui 3 maiores vantagens de conquistar a cidadania com a VICENZA CIDADANIA.
- Entendemos que o atendimento personalizado e amigável é muito melhor que atendimentos por robôs e por isso sempre nos dedicamos a fazer nossos atendimentos o mais pessoal possível.
- Por se tratar de um processo demorado, acreditamos que a transparência com o cliente é algo que não pode faltar.
- Agilidade no processo. Acreditamos que mais do que ter uma equipe de vendas boa, é ter uma equipe de BackOffice ágil e qualificada para realizar os processos da forma mais rápida possível, possibilitando nossos clientes aproveitarem o quanto antes das vantagens da cidadania.
Por isso não perca tempo e mande sua mensagem agora clicando aqui!