Ferrari, uma das maiores empresas do mundo, com as cores e nome da Itália, é o foco do nosso post de hoje. É sempre bom falar de empresas italianas, pois muitos de nossos clientes são empreendedores. Assim decidem, após reconhecer a cidadania, abrir seu negócio na Itália.
Bom, mas qual a história da gigante Ferrari?
A história começou em 1929 quando Enzo Ferrari fundou a marca na cidade de Maranello, na Itália. Conhecidos como Scuderia Ferrari, somente patrocinavam carros de corrida já fabricados.
A fabricação própria se iniciou somente em 1946, com o nascimento do modelo 125S, com motor V12 e sua estreia marcou-se pela vitória no Grande Prêmio de Roma, em 1947.
A montadora lançou seu primeiro carro de rua somente em 1948, o modelo 166 Inter.
Logo em seguida, em 1951, conseguiu sua primeira vitória na fórmula 1, isso porque eles já estavam inseridos no mundo das competições. Em 1956, conquistaram a sua segunda vitória, com o lendário piloto argentino, Juan Manuel Fangio.
“Cavallino Rampante” não era da Ferrari
A atual logo marcante da Ferrari inicialmente foi usada por Franchesco Barraca, piloto da força aérea italiana, na I Guerra Mundial. O cavalo era um símbolo decorativo na lateral do avião. No entanto, Enzo teve a oportunidade de falar com a mãe de Franchesco e pediu para usar o “Cavalino” como emblema de sua marca e o argumento foi que traria sorte.
O logotipo, apresentado em 1932, foi bem aceito pelo público amante da marca.
A cor vermelha não foi escolha da marca
Isso mesmo, a marca não escolheu a cor vermelha para representar seus carros. Na verdade foi uma determinação da Federação Internacional de Automobilismo, que dizia que todos os carros italianos deveriam ter a cor vermelha, isso nos primórdios do Grand Prix.
Atualmente, a cor se tornou a favorita dos consumidores ao comprarem os carros de luxo.
A crise
Apesar dos anos 50 terem sido um sucesso, os anos 60 não foram assim tão bons. Para ser realista, a Ferrari nos anos 60 viveu o seu pior momento da história. A fabricante americana chegou a fazer algumas negociações para comprar a marca vermelha, mas não foram adiante. Entretanto, Enzo Ferrari, vendeu 50% da marca à outra italiana, a Fiat, que hoje possui 90% das ações da marca de luxo.
Assim como Enzo Ferrari, você também pode empreender na Itália e iniciar um negócio de sucesso. E claro que isso facilita muito caso você seja cidadão italiano. Fique ligado nos próximos post, pois falaremos sobre as vantagens de ser um cidadão italiano.
Então venha marcar uma reunião conosco e tire todas as suas dúvidas.