Sabe a história do coliseu?

Descubra as maravilhas por trás da história do Coliseu, o mais conhecido ponto turístico da Itália.

O Adm tem o Coliseu como um dos lugares favoritos, sabe o porque?

O Anfiteatro Flaviano, está localizado na Capital da Itália, Roma. Foi dado o nome Coliseu, somente centenas de anos após a sua inauguração.

O nome original, é uma referência à dinastia Flaviana, na qual 3 imperadores ficaram no governo durante os anos de 69 à 96 d.C, começando pelo pai Vespasiano e depois pelos seus dois filhos Tito e Domiciano.

Vespasiano decidiu construir o Coliseu em 70, para conquistar o apoio dos romanos com uma política de pão e circo e então demoliu o palácio de Nero, antes construído para lazer pessoal do Imperador.

Ele reflete todo o poder romano nos anos 80 d.C, período no qual o império romano era o centro do mundo.

E qual era a finalidade do Coliseu?


Caso você pergunte isso à qualquer pessoa, ela provavelmente vai falar que servia como palco para lutas de gladiadores, mas houve várias outras finalidades durante os anos.

Outro tipo de entretenimento oferecido à população era a caça de animais selvagem trazidos da África. Os principais animais eram grandes felinos, como leões, leopardos e panteras e eles eram introduzidos nas batalhas por meio de um esquema de elevadores que apareciam em algum lugar da arena.

Uma das curiosidades que o Adm mais gosta, é que usava-se o Coliseu para simulações de batalhas navais, como apresentamos na imagem acima (O registro foi feito pelo poeta Marcial, no ano 80 d.C).
Os romanos eram famosos por seus aquedutos com tecnologia avançadíssimas para a época, mas ainda assim, é muito difícil de imaginar como faziam isso.

A diversão do primeiro Anfiteatro de Roma era gratuita, isso explica bastante o motivo de ter feito tanto sucesso.

Mas as pessoas ficavam todas juntas, independente da classe social?
Se engana quem pensa que os romanos eram bonzinhos. Havia uma divisão das arquibancadas e a separação era assim:
Os dois primeiros setores eram destinados à imperadores, senadores e elite de Roma.
No terceiro ficavam os plebeus livres e somente no 4° e último ficavam as mulheres livres e escravos.

Ademais, é óbvio que a arquitetura é de ficar com a boca aberta e por isso é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. O site especializado em viagens “Trip Advisor” divulgou uma lista em 2018 em que o Coliseu foi o mais visitado do mundo neste ano.

Pela história e arquitetura, recomendamos firmemente a visita à esse monumento cheio de história.

Compartilhar Post:
blog

Publicações recentes

×