Tornar-se cidadão italiano ou português tem suas vantagens, a maior delas é o acordo da União europeia, onde além de cidadão do seu país de origem você se torna um cidadão europeu.
As vantagens de se obter a cidadania europeia são inúmeras, a primeira delas que podemos citar seria a facilidade de entrar nos países europeus, sendo possível acessar a entrada de cidadãos europeus nos aeroportos evitando as enormes filas de espera na imigração. Ademais o cidadão europeu também pode residir e trabalhar em qualquer um dos 27 países pertencentes à União Europeia, tem também dentro da União Europeia facilidade de deslocamento entre os países da UE, pois pode se beneficiar da excelente malha ferroviária da Europa.
Para os demais países um Cidadão Europeu pode entrar em países como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Japão e Canadá sem a necessidade de visto. Para ter a entrada nesses países autorizada, basta solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem.
Para os estudantes de plantão temos excelentes escolas e universidades, onde tem o direito de pagar valores menores, pois sendo um cidadão europeu você pagará o valor comum, que costumam ser bem mais baixos em comparação aos valores cobrados de estudantes estrangeiros.
Sendo um cidadão europeu você poderá usufruir de diversos direitos sociais, tais como acesso à saúde e educação pública e à previdência social (apoios e aposentadoria, por exemplo). Terá o direito a participar das eleições como eleitor e como candidato, direito de petição e participação nos órgãos europeus, proteção diplomática em países fora da União Europeia.
Há mais facilidade para obter empréstimos ou financiamentos bancários, e por fim o mais importante de todos, você poderá transmitir a nacionalidade aos seus filhos menores gratuitamente (conforme regras do país da sua nacionalidade).