Como alguns devem saber, o mês de agosto na Europa em geral, é equivalente à janeiro para nós no Brasil pois lá é Verão. Esse é o mês da Itália em que funcionários e alunos tiram suas férias, comércios locais fecham e basicamente as cidades param. Mas só porque é verão que os comércios param? Não, neste mês de agosto, mais exatamente no dia 15 é feriado nacional na Itália, o FERRAGOSTO!
É uma das datas preferidas dos italianos, sendo comemorado normalmente fora de casa, com viagens, visitas às praias, ou ida às montanhas. Isso ocorre justamente para aproveitar o calor do verão italiano.
Mas qual a origem de Ferragosto?
O Feriado foi alterado para dia 15 por influência da Igraja Católica, para ser no mesmo dia da Assunção de Maria. Entretanto, comemorava-se essa data no dia 1° de agosto e tinha origem Romana, Feriae Augusti, ou descanso de Augusto. Por isso, hoje em dia Ferragosto é comemora-se com orações e reflaxões para os Católicos.
Na época do Fascismo, as empresas de turismo realizaram durante os dias 13, 14 e 15 de agosto descontos para que as pessoas pudessem conhecer outras cidades da Itália e, por isso, muitas famílias acabaram conhecendo a praia. Por ser uma época difícil, as famílias acabavam levando a própria comida e fazendo o que conhecemos hoje como picnic ou “pranzo al sacco”, como dizem os italianos.
Esse dia não representa somente uma data de um feriado comum na Itália, mas um mês todo em que a maioria do país para, um mês inteiro de “feriado” e descanso para a maioria dos italianos que aproveitam para tirar suas férias, terem suas cargas horárias diminuídas.
Ok, e para os processos de cidadania? Os processos de cidadania nessa época acontecem todos um pouco mais lento, já que Ferragosto é sinônimo de descanso.