O processo de cidadania italiana via consular é um dos procedimentos administrativos mais comuns para descendentes de italianos obterem a cidadania sem precisar ir à Itália. No entanto, é também um dos mais demorados devido à enorme fila nos consulados. Atualmente, cerca de 800 mil descendentes aguardam na fila, esperando conquistar o direito à cidadania italiana e apresentar sua documentação.
Como é realizado o processo?
Esse processo é realizado através do consulado italiano no Brasil e envolve a apresentação de uma série de documentos que comprovam a descendência italiana do requerente como: certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os familiares da árvore genealógica. Além disso, essas certidões devem ser originais e emitidas pelos cartórios competentes.
A solicitação da cidadania italiana via Consular começa com a identificação do consulado responsável pela sua região de residência, o envio dos formulários e documentos necessários, e a espera pela análise e aprovação do consulado. O tempo médio de duração do pedido de cidadania via consular é de 7 a 13 anos para sua finalização.
Os interessados que enviaram corretamente o requerimento para o reconhecimento da cidadania italiana são inseridos em uma lista de espera para posterior convocação. Informações sobre essa lista podem ser consultadas por e-mail, poucos são disponibilizados no site, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O processo só começa a ser montado quando o pedido ou requerimento estiver próximo de ser convocado, o que significa que a preparação do processo é realizada de forma gradual, à medida que as etapas processuais se desenrolam.
Convocação ao Consulado
Na convocação, o solicitante deve apresentar ao consulado o processo de requerimento da cidadania e todos os documentos necessários para comprovar sua ascendência italiana, como certidões de nascimento, casamento, óbito, entre outros. Esses documentos passam por uma avaliação minuciosa para verificar possíveis erros. Caso a documentação não esteja conforme as exigências, o pedido pode ser rejeitado, sendo necessário recomeçar todo o processo e entrar na fila novamente. Por isso, recomenda-se o auxílio de um especialista em reconhecimento de cidadania italiana para evitar a anulação do pedido.
Finalização do processo
Após o deferimento do processo de cidadania italiana, o requerente já é considerado cidadão italiano. No entanto, para obter o passaporte, ele deve se cadastrar no AIRE. Após o cadastro, o cidadão precisará apresentar documentos de identidade originais, como RG, RNE, carteira de identidade italiana ou carteira de habilitação válida, para emitir seu passaporte italiano.
Descubra os benefícios que só a cidadania Italiana pode te proporcionar!
Além de poder morar, trabalhar ou estudar em inúmeras faculdades da Europa, a cidadania italiana possibilita à você o acesso ao passaporte mais poderoso do mundo. Viaje para diversos países sem a necessidade de visto, incluindo os Estados Unidos.
Venha fazer seu reconhecimento de cidadania na Vicenza Cidadania, e se reconecte com suas origens e cultura italiana.