Posso trabalhar em Portugal?

Essa é uma pergunta muito comum de nossos clientes, afinal, todos precisam pagar as contas rsrs

Mas quem pode trabalhar em Portugal?

O único impedimento para trabalhar é você estar no país de forma ilegal ou como turista sem possuir as documentações necessárias, ou seja, caso você seja imigrante legal ou tenha dupla nacionalidade você tem direito à trabalhar.

 

Qual o salário de Portugal? 

O salário mínimo dos nossos conterrâneos fica longe do topo da lista de maiores salários mínimos, contudo ainda é um salário mediano de 705 Euros. Somente por questões comparativas, o maior salário mínimo da Europa é de Luxemburgo, com 2257 Euros mensais.

A vantagem de trabalhar em Portugal, comparando com o Brasil, é que o custo de vida médio em Lisboa é por volta de 1000 Euros ao mês, mas em nosso país o custo médio é de 5.154 reais, com um salário mínimo de 1.212 reais. Ou seja, o salário mínimo português equivale a 70,5% do custo de vida, já o Brasileiro equivale a 23,5% do custo de vida.

No entanto, é importante dizer que o salário médio em Portugal é cerca do dobro do salário mínimo. No segundo trimestre de 2021, o salário médio no país era de 1.300€.

 

O que é preciso para trabalhar em Portugal?

Antes de mais nada, já vou adiantando que fazer o processo legalmente vai te poupar muita dor de cabeça em relação à clandestinidade e o que ela pode lhe causar. Logo, se você não tem Cidadania Portuguesa por qualquer motivo, siga esses passos:

Tenha passaporte: O passaporte é o único documento aceito em Portugal. O Ideal é que a validade do documento seja de 3 meses após o retorno para o Brasil, porém, se o caso for a mudança, o ideal é que seu passaporte tenha validade para pelo menos 2 anos.

Emprego garantido: é extremamente necessário para você conseguir o seu visto de trabalho que você consiga um trabalho em Portugal ainda no Brasil.

Visto de trabalho: Caso você tenha a cidadania portuguesa ou europeia, a única coisa que você precisará fazer, é comunicar a Câmara local (Prefeitura) da cidade em que irá residir. Se esse não for seu caso, você precisará ter o visto de trabalho.

Sugestão para quem é descendente de português: Reconheça sua cidadania, tudo o que você for fazer fora do Brasil, ficará muito mais fácil e seguro com seu passaporte vermelho.

Compartilhar Post:
blog

Publicações recentes

×