Cidadania para trentinos

Conheça a história da Província de Trento e saiba se os descendentes de trentinos tem direito à cidadania italiana.

A cidadania para descendentes de trentinos é algo que ainda gera muitas dúvidas. Por isso, muitos clientes que descobrem ter os descendentes dessa região vêm nos perguntar se ainda têm direito e se é possível reconhecer a cidadania italiana de alguma forma.

Entendendo a história do território Trentino

A formação dos países nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje e muitas das mudanças que houveram não foram nenhum pouco amigáveis. A unificação dos territórios só aconteceu após a conquista, nada pacífica, da Itália, devido a resistência do Império Austro-Húngaro em ceder os reinos que as famílias reais austríacas controlavam.

A atual Província autônoma de Trento, que é composta pelas regiões de Trento, Bolzano e Gorizia, era pertencente ao território Austo-Húgaro e foram anexadas ao território italiano somente após a assinatura do Tratado de Saint-Germain-en-Laye em setembro de 1919, no final da I Guerra Mundial.

Movimento de imigração

Houve um movimento de imigração de várias famílias austríacas originárias desses territórios entre os anos de 1870 a 1900. Durante esse tempo, houve a queda do Império Austro-Húngaro e assim, o fim da cidadania Austro-Húngara, tornando a Áustria um um novo País. Com isso, os residentes tiveram dentro de um prazo determinado, escolher entre a cidadania italiana ou austríaca.

Nos anos pós-Guerra, os trentinos que retornavam à região, não conseguiam comprovar a descendência daquele território e então os consideravam pelo Governo como imigrantes. Sendo assim, a Itália aprovou em dezembro de 2000 uma lei que reconhecia a cidadania italiana para os residentes e nascidos dos territórios Austro-Húngaro. Todavia, a solicitação teria que ser anexada até dezembro de 2005. Após isso, foi postergado até 2010.

Para resumir, os descendentes de trentinos até 1920 não tem direito à cidadania italiana. A menos que os mesmos deram entrada no processo administrativo consular durante os anos de 2000 à 2010.

Em todo caso, o ideal é marcar uma reunião com uma de nossas especialistas, podemos pesquisar além desses italianos e lhe dar uma nova perspectiva da sua árvore genealógica! As vezes você está impossibilitado pela linhagem da sua família paterna, mas por parte da família de sua mãe podem ter italianos de outras regiões que vão lhe conferir o direito a se tornar Cidadão Italiano!

Se quiser saber mais sobre cidadania, conte conosco. Somos uma empresa de consultoria migratória, especializada em Cidadania Portuguesa e Italiana e estamos à disposição para tirar qualquer dúvida!

Confira as vantagens da cidadania europeia clicando aqui

Compartilhar Post:
blog

Publicações recentes

×